
Por: Ildo Alfredo
Depois de uma participação gloriosa e muito bem sucedida de Moçambique na primeira edição do African Karting Cup, onde o piloto Internacional Moçambicano Carmo Novela Jr. conquistou o 4º lugar honroso para o País na categoria OK-N e Lagson Leão falhou o pódio devido ao peso, os dois representantes de Moçambique no African Open-2024 na categoria Sênior Max, mostraram que mesmo com problemas mecânicos nos Karts estão preparados para qualquer desafio na modalidade.
No African Open-2024 competição que terminou no Sábado onde Moçambique fez se representar com cinco (5) pilotos em três (3) categorias Mini Max, Sênior Max e DD2 Masters, os dois(2) pilotos enfrentaram vários desafios e a experiência internacional de cada um foi fundamental para poderem terminar a competição.
Todas as quatro (4) corridas da classe Sênior Max do African Open foram um grande desafio para os dois Pilotos. A dupla enfrentou várias situações em pista, a começar com os Karts alugados que apresentavam muitos problemas mecânicos desde o chassi, falta de assistência dos mecânicos responsáveis dos Karts alugados, o que obrigou a contratação da segunda equipa para dar assistência ao Carmo Novela Jr. As mesmas dificuldades também foram enfrentadas pelo Bicampeão Campeão Lagson Leão que mesmo assim conseguiu arrancar o 10º Lugar honroso para Moçambique. Apesar das várias adversidades encontradas ao longo da competição, o piloto Carmo Novela Jr. também não deixou os seus créditos em mãos alheias soube dignificar a bandeira de Moçambique e terminou a sua participação no African Open em 18º Lugar. Entretanto, mesmo perante as dificuldades encontradas na competição, a dupla mostrou que Moçambique tem pilotos com talento e potencial no karting.