O Automóvel e Touring Clube de Moçambique (ATCM), membro da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), distinguiu no último sábado os campeões de Automobilismo e as equipas que se destacaram na temporada passada nos campeonatos de Karting, Drift, Modificados, Picanto Cup e Digitais.

A Gala da consagração da época desportiva-2021 do ATCM, foi marcada pelo lançamento oficial da época desportiva-2022 que arranca no próximo dia 05 de março com a realização da 1ª prova do campeonato de Drift, bem como a apresentação dos carros que estão a ser desenvolvidos e preparados para as competições da fórmula V, e o acto mas aguardado da cerimónia foi a premiação dos pilotos nas diferentes modalidades e categorias.

Na Gala do ATCM a modalidade de karting foi a primeira a ser premiada e o piloto André Bettencourt Jr campeão na classe Bambino, Luay Bhikha vice-campeão e Kaylan Andrade terceiro classificado foram distinguidos com os respetivos troféus e os restantes pilotos receberam diplomas de honra de participação no campeonato.

O campeão André Bettencourt Jr que superou a concorrência dos seus oponentes directos no campeonato de Karting também foi eleito Rookie do Ano, e na ocasião foi distinguido pelo feito conquistado com mérito. Na classe Mini Max, o piloto Shamil Kurt que se sagrou campeão e Kayo Cêra vice-campeão estiveram em destaque na Gala do ATCM e foram distinguidos com os respectivos troféus. Na classificação geral dos Mini Max o piloto Luciano Neil terminou o campeonato em terceiro lugar.

O piloto Gonçalo Bettencourt campeão de 2020 nos Bambinos e que no seu primeiro ano de estreia na classe Mini Max na época passada terminou o campeonato em quatro (4) lugar na geral recebeu o diploma de honra pela sua participação no certame. Na classe Júnior Max, o piloto Internacional Moçambicano Lagson Leão campeão e que dominou o campeonato durante as cinco (5) competições, bem como o piloto Ruben do Vale Vice-campeão e o piloto Faadil Dali foram premiados com os respectivos troféus.

A nível dos Sénior Max, o destaque vai para a Kyara Rocha primeira rapariga campeã na história do desporto motorizado na sua classe e Guilherme Rocha vice-campeão. Os dois (2) pilotos da Rock Racing Team foram distinguidos na Gala do ATCM e em representação de Paulo Ramjee terceiro classificado na tabela geral Marco Cêra recebeu o troféu do piloto.

Nos F400 as duas (2) equipas da MGC Rasteirinho notabilizaram-se no campeonato de karting, a equipa da MGC Rasteirinho1 campeão dos pilotos Cristian Bouché e dos Irmãos André e Henrique Bettencurt, bem como a equipa da Motormoz /JF Metal Vice-campeão dos Pilotos Pedro Martins e Pedro Albuquerque e a equipa da MG Rasteirinho 2 terceira classificada dos pilotos Nico Banze e Ricardo David estiveram em destaque na Gala do ATCM e foram distinguidos com os respectivos troféus.

Os pilotos Internacionais Moçambicano do ATCM nas modalidades de Automobilismo e Motociclismo nomeadamente:  Ghazi Motlekar dos Karts, Rodrigo Almeida dos Karts e das competições de velocidade e Paulo Oliveira que se destacou no Rally Dakar-2022 foram distinguidos na Gala do ATCM com diplomas de Honra.

A nível da modalidade de Drift, o piloto internacional Moçambicano do ATCM Zein Hussen que se sagrou campeão nas competições internas e no Supa Drift, bem como o piloto Azgar Raidan Vice-campeão e karl Henriques terceiro classificado também foram premiados com troféus e valores monitórios.

Os campeões dos campeonatos de velocidade dos modificados e do GP Picanto Cup também estiveram em destaque na Gala do ATCM.

Na classe A, os pilotos Rui Morgado primeiro campeão após a reactivação das competições de velocidade em 2020 no Autódromo internacional de Maputo duas décadas depois e Sérgio Alvares vice-campeão foram distinguidos na Gala do ATCM com os respectivos troféus.

Na classe B, foram distinguidos os pilotos Marco Morgado que se sagrou campeão, Rodrigo Almeida vice-campeão e Zanil Satar terceiro classificado na classificação geral.

Na classe D, o destaque vai para o piloto Nico Banze que se sagrou campeão na sua classe na geral e foi eleito piloto revelação do Ano. O piloto Cristian Bouché vice-campeão na sua classe na geral e o piloto Mauro Costa terceiro classificado no campeonato e na sua classe também foram distinguidos.

No GP Picanto Cup, a equipa da Trentyre Rasteirinho Campeão dos pilotos Cristian Bouché e André Bettencourt, bem como a equipa da V.A Racing Team vice-campeão e a Moztek Racing terceira classificada na geral dos pilotos Mauro Almeida e Manuel Barbosa foram distinguidas na Gala da consagração da época desportiva do ATCM e receberam os respectivos troféus.

A nível das equipas do GP Picanto Cup, o destaque vai para a Five Star eleita equipa mais divertida da época desportiva-202, as duas (2) equipasw da Transauto que correm com os carros 33# e 55# foram eleitas equipas Fair Play do campeonato em referência e a equipa 78 Racing foi distinguida com o diploma de honra de equipa mais decorada da época passada do GP Picanto Cup.

Os campeões e as equipas das modalidades digitais do Gran Turismo-GTSport, Forza, Dirt também mereceram destaque na Gala do ATCM e foram distinguidas com troféus e diplomas de Honra. Na ocasião a Direcção do ATCM e a Intercar Moçambique (KIA), distinguiram as personalidades da época 2021 e o destaque vai para o Secretário de Estado do Desporto Carlos Gilberto Mendes que recebeu o troféu do premio apoio Governo uma iniciática do ATCM.

O embondeiro do desporto Motorizado em Moçambique, Manuel da Silva (Manecas) e aos patrocinadores que contribuíram para o sucesso da promoção do desporto Motorizado na época passada foram distinguidos com diplomas de Honra.