
Para viabilizar a realização de provas e do campeonato de Drag Racing no Autódromo Internacional de Maputo, uma competição que vem sendo condicionada devido ao custo elevado para o aluguer e aquisição da Maquina de tempos, a Federação Internacional de Automobilismo FIA decidiu oferecer o sistema de Cronometragem eletrónica ao ATCM.
De acordo com o comunicado emitido pela direcção do clube, o sistema de cronometragem eletrónica deverá chegar a Moçambique em principio no final deste mês e enquadra-se no âmbito das responsabilidades atribuídas ao ATCM na qualidade de ASN entidade que representa a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) no País e reconhecida internacionalmente por todos os países membros da agremiação.
O reforço da confiança e do apoio ao ATCM com o sistema de cronometragem eletrónica para os Drags foi manifestada pela FIA no Kenya durante a realização do Mundial de Rally WRC Safari, uma competição que contou com a participação dos comissários do ATCM Miguel Tiago e António Pereira em representação de Moçambique.
A estrutura montada pela direção do ATCM em cada departamento e a dinâmica que esta a ter o desporto motorizado em Moçambique em particular as provas de velocidade em circuito voltou a merecer elogios da FIA no Keny, e o órgão máximo do Automobilismo no mundo quer ver movimentadas nos próximos dias as provas de Drag Racing em Moçambique.
-“Recebemos como muito agrado a oferta do sistema de cronometragem eletrónica que a FIA vai dar ao ATCM para a promoção das provas de Drag Racing.
O mesmo vai viabilizar a realização dos arranques com regularidade no Autódromo e estamos a trabalhar no sentido de até no final do mês colocarmos a maquina a disposição do departamento de Drag.
Se tudo correr dentro do previsto vamos fazer a inauguração do sistema de cronometragem eletrónica no Autódromo em agosto com a realização da 1ͣ prova de arranque na recta dos 400 metros.” disse o Presidente do ATCM Rodrigo Rocha.
Refira – se que o evento de Drag Racing que tinha sido programado para o próximo domingo dia 04 de julho no Autódromo Internacional de Maputo ATCM foi cancelado devido as dificuldades apresentadas pelos sul africanos para a deslocação da maquina de tempos a Maputo por causas das limitações impostas pela Covid-19.